top of page
Foto do escritorFernando Andrade

Ciclopai (agosto de 2009)

Desculpas

Bem, antes de mais nada, preciso dar uma desculpa esfarrapada, afinal, em julho não bloguei quase nada. Vamos combinar, mês de férias é pra relaxar....então, estou perdoado, né?

Engano

Houve uma pequena defasagem entre a data do passeio e quando e a data em que efetivamente esse texto foi escrito. Saí de Bike, é fato, no mês dos pais. Colhi material para meu texto, também é fato. Mas – dureza -, os fatos posteriores não me deram chance de me aproximar do meu note para escrever esse tão aguardado blog. Tanto tempo depois (acabei escrevendo o texto em 27.09.2009) esqueci coisas, devo ter acrescentado outras. Normal. A escrita nunca é fiel. Fiel mesmo só Deus (segundo dizeres de alguns carros) e a torcida do Corinthians (nossa que piada infame...)

Projeto

Pelo que me lembra, a idéia não era escrever sobre o tema acima: dia dos pais. Volto a insistir que não curto escrever sobre os temas da moda ou sobre dadas comemorativas. Esse blog não deve ser confundindo com efemérides e, antes, que você busque no dicionário o que é tal palavra tão estranha, já registro aqui. “Efemérides” são fatos relevantes escritos com a finalidade de serem lembrados, frequentemente são associados às datas comemorativas. (Putz, achei que nunca ia usar essa palavra esquisita em um dos meus textos).

Mas voltando à vaca fria, na data referida, dei dois rolês de bike. Um com meu filho; o outro? nem me recordo mais. A idéia inicial era registrar o segundo.

A primeira saída era quase como uma obrigação de pai. Meu filho está aprendendo a andar de magrela e gostaria de vê-lo zuando de bike pela cidade sem se machucar, cair, sem ser atropelado, sem ficar com manchas de graxa, sem pneu furado etc. Ou seja, como bom pai, gostaria do impossível. Ao final do dia, tinha achado o curto passeio que fiz com meu pimpolho muito mais interessante do que a saída posterior, motivo que me levou a descrever essa minha experiência de ciclopai.

Ciclopai?

Afinal o que é um ciclopai? Nenhum dicionário vai registrar a palavra. Acho que só da pra saber depois de ler o texto todo, não tem jeito....Uma boa dica é perceber os subtítulos já utilizados: “desculpas”, “engano” e “projeto”. As três palavrinhas poderiam, com certeza, definir um pai; para completar a idéia de ciclopai, basta colocar um progenitor em cima de duas rodas acompanhando orgulhosamente seu rebento ciclista até o parque mais próximo de casa, passando por avenidas e ruas movimentadas. ( Que meda!)

Trajeto

Trecho: da casa, que fica no bairro do Belém, até o parque do Piqueri, mais ou menos 3 quilometros. O circuito incluiria :pegar um trecho da Av. Celso Garcia, atravessar a Avenida Salim Farah Mauf, pegar uma rua na contramão, e depois pedalar numa rua estreita de duas mãos. Ida e volta.

Frases

“Vamos neguinho” (umas 8 vezes);

“Cuidado Ian” (no mínimo 10 vezes)

“ Presta atenção, você está no meio da pista “( 3 ou 4 vezes)

“ Não fique zigue-zageando, caramba....”

“Ian, na avenida, você tem que prestar atenção, ir rápido, olhar pra trás, mas não perder o equilíbrio” (umas 2 vezes)

Etc

Ciclopai ou Chatopai?

Pois é, foi isso..fui um chato. Não conseguia relaxar e observar o que acontecia ao redor. Ao redor para mim, era meu filhão; pedalando na minha frente, ele não saía da minha mira. Sentia calafrios quando ele, de repente, ia quase pro meio da pista. “Não foi nada, pai, não tem nenhum carro”, essa frase me aterrorizava , ao que eu retrucava quase imediatamente, “mas podia ter”.

Deve ter sido muito legal pra ele, ter saído por lugares um tanto quanto perigosos, nos quais ele não se aventurava sozinho, mesmo que para isso tivesse que agüentar as minhas aporrinhações. Nem eu estava me agüentando. Fomos e voltamos sem nenhum arranhão, nem qualquer outro contratempo.

Ciclo...ciclista

Depois dessa ida e volta um tanto quanto tensa, fiquei pensando no que significa andar de bike por essa cidade. Um biker já incorporou todos esses cuidados que deve ter quem disputa cada metro de asfalto esburacado com carros, pedestres, animais etc. Olhando meu filho, relembrei um pouco o meu aprendizado. Percebi melhor os perigos que me rondam e a habilidade necessária para um ciclista dar um role por São Paulo.

Valeu filhão....

Ops, hoje era dia de que mesmo? Dos pais ou dos filhos?

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Paradas (junho de 2009)

Pois é galera, postei antes do previsto até por mim mesmo. Saí de bike, jurando que não iria escrever nada, afinal, hoje a cidade estava...

POMPA E CIRCUNSTÂNCIA (abril de 2009)

No momento que começo a escrever esse blog, o título aí em cima parece uma ironia. O cotidiano, esse terrível inimigo, invadiu o...

Opmerkingen


bottom of page